Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
MODELAGEM MATEMÁTICA: CONSTRUINDO CONCEITOS
Márcio Albano Lima

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 52
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 10-09-2013

Resumo


Este artigo parte de uma inquietação dos autores: como construir conceitos em ambiente de modelagem matemática? Levamos em consideração o conhecimento prévio do aluno. A esse, associamos a definição de Tall e Vinner (1981): imagem do conceito, que pode estar em sintonia com a definição formal do conceito, porém incompleta; ou pode estar com algum desvio: conflitos de imagem. O ambiente proposto, para construção de um conceito, é a modelagem matemática, a luz da definição de ambiente de aprendizagem de Skovsmose (2000). Nesse trabalho, não detalhamos um experimento, mas recorremos a experiências anteriores, para embasar nossos argumentos.

Texto completo: PDF