Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 203
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar as operações formais constituídas por adolescentes em classificação de polígonos, reveladas através de mapas conceituais digitais, elaboradas num processo de intervenção exploratória, mediadas por tecnologias digitais. A base teórica se alicerça em Piaget e Inhelder (1976,1975,1993). A pesquisa se deu na análise dos processos e relações estabelecidas ocorridas em dez encontros, sendo oito efetivos de intervenção. A intervenção, por sua vez, teve apoio de diferentes tecnologias, algumas recentes e outras pioneiras no estudo da geometria. Assim, utilizou ou Slogo-3.0, o Cabri-Géomètre e o objeto de aprendizagem, MatGeo (desenvolvido no contexto da pesquisa). Entre os instrumentos de coleta de dados, utilizamos mapas conceituais digitais, através da ferramenta Cmap Tools. Os dados revelam que os alunos elaboram e reelaboram conceitos quando eles têm oportunidade de aproximações sucessivas ao objeto de conhecimento, o que ocorreu no processo interventivo. Esse fato oportunizou aos sujeitos avanços expressivos no processo de reconhecimento de figuras, e nas operações ligadas a uma dedução formal. Os mapas conceituais foram eficientes, por evidenciarem os avanços concebidos e, também, as melhorias no processo. É possível afirmar, em função dos dados, que os adolescentes da pesquisa estão no período de transição do pensamento concreto para o formal, o que é coerente com suas respectivas idades, dentro da teoria piagetiana; no entanto, alguns mais do que outros, avançam em processos dedutivos, na utilização da lógica formal.
Palavras Chaves: Tecnologias digitais na Matemática. Mapas digitais e Matemática. Deduções em polígonos.