Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO MÉTODO DE ENSINO: UMA PROPOSTA A LUZ DA ETNOMATEMÁTICA
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Francisco de Assis Bandeira

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 51
Data: 16-10-2013 14:00 – 17:30
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


Os primórdios da resolução de problemas confundem-se com o início do processo de sistematização do conhecimento matemático e das primeiras iniciativas de transmissão deste conhecimento. Contudo, empregá-la como um método de ensino é algo bastante recente no âmbito da Educação Matemática.  Diante disso, o presente minicurso tem  o intuito  de  apresentar  uma  proposta  pedagógica  para  a  educação  básica  constituída a  partir  de uma relação simbiótica entre a Resolução de Problemas e a Etnomatemática. O minicurso se desenvolverá em dois momentos, a saber: o momento teórico, no qual serão expostas e discutidas as principais ideias relacionadas ao método de ensino proposto e um momento prática, que consistirá na elaboração - por parte dos participantes do referido minicurso - de um esboço de uma proposta pedagógica a partir dos pressupostos da Etnomatemática e  da  Resolução  de  Problema.  Espera-se  com  o  desenvolvimento  das  atividades,  contribuir  com  o  público participante  apresentando  uma  proposta  de  inserção, no  âmbito  da  educação  básica,  das  ideias  difundidas  pela Etnomatemática potencializada pela Resolução de Problemas. Além disso, contribuir com as discussões relativas a utilização de novas propostas didático-pedagógicas dentro da área da Educação Matemática.

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