Tamanho da fonte:
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO MÉTODO DE ENSINO: UMA PROPOSTA A LUZ DA ETNOMATEMÁTICA
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 51
Data: 16-10-2013 14:00 – 17:30
Última alteração: 22-09-2013
Resumo
Os primórdios da resolução de problemas confundem-se com o início do processo de sistematização do conhecimento matemático e das primeiras iniciativas de transmissão deste conhecimento. Contudo, empregá-la como um método de ensino é algo bastante recente no âmbito da Educação Matemática. Diante disso, o presente minicurso tem o intuito de apresentar uma proposta pedagógica para a educação básica constituída a partir de uma relação simbiótica entre a Resolução de Problemas e a Etnomatemática. O minicurso se desenvolverá em dois momentos, a saber: o momento teórico, no qual serão expostas e discutidas as principais ideias relacionadas ao método de ensino proposto e um momento prática, que consistirá na elaboração - por parte dos participantes do referido minicurso - de um esboço de uma proposta pedagógica a partir dos pressupostos da Etnomatemática e da Resolução de Problema. Espera-se com o desenvolvimento das atividades, contribuir com o público participante apresentando uma proposta de inserção, no âmbito da educação básica, das ideias difundidas pela Etnomatemática potencializada pela Resolução de Problemas. Além disso, contribuir com as discussões relativas a utilização de novas propostas didático-pedagógicas dentro da área da Educação Matemática.
Texto completo:
PDF