Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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ETNOMATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DA SIMBIOSE A CONSTITUIÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Francisco de Assis Bandeira

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 56
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Apesar  da  ampliação  das  discussões  acerca  do  modo  como  a  Matemática  é  ensinada/aprendida atualmente, ainda  é  comum o desenvolvimento  de  propostas  educacionais  centradas  estritamente na abstração, formalismo  e  simbolismo  do  conhecimento  matemático,  em  detrimento  da  aplicação  e  contextualização  deste conhecimento  ao  entorno  sociocultural  dos  estudantes.  Diante  deste  quadro,  surgem  tendências  como  a Etnomatemática e a Resolução de Problemas, que buscam (re)ligar os aspectos culturais e sociais da Matemática. Apesar das contribuições das duas tendências isoladamente, devido a primeira não se constituir como um método de  ensino  e  a  segunda  ainda  ser  bastante  incipiente  como  método,  o  presente  trabalho  surge  com  o  intuito  de apresentar  uma  proposta  pedagógica  que  tomou  o  aporte  da  Etnomatemática  e  da  Resolução  de  Problemas.  A experiência  educacional  foi  desenvolvida  com  uma  turma  de  6º  ano do  ensino  básico proveniente  de  uma comunidade  de  trabalhadores  de  Cerâmicas  do  município  de  Russas-CE.  Como  resultado,  apresentamos  uma possibilidade para difusão das ideias da Etnomatemática para o contexto escolar a partir do Método de resolução de  problemas,  bem  como  fornecer  uma  diversidade de  situações-problema  para  este  Método  a  partir  da Etnomatemática.   Ao  colocar  os  alunos  como  principais  investigadores  de  seu  contexto,  almejamos  tornar  os alunos  sujeitos  críticos  de  sua  realidade.  Além  disso,  esperamos  que  os  mesmos  percebam  que  a  matemática também  está  imersa  em  seu  contexto,  e  desse  modo,  possam  tanto  valorizar  os  conhecimentos  matemáticos inerentes ao seu contexto sociocultural, como também possam se mostrar mais motivados para o aprendizado da Matemática acadêmica.

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