Tamanho da fonte:
ETNOMATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DA SIMBIOSE A CONSTITUIÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 56
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Apesar da ampliação das discussões acerca do modo como a Matemática é ensinada/aprendida atualmente, ainda é comum o desenvolvimento de propostas educacionais centradas estritamente na abstração, formalismo e simbolismo do conhecimento matemático, em detrimento da aplicação e contextualização deste conhecimento ao entorno sociocultural dos estudantes. Diante deste quadro, surgem tendências como a Etnomatemática e a Resolução de Problemas, que buscam (re)ligar os aspectos culturais e sociais da Matemática. Apesar das contribuições das duas tendências isoladamente, devido a primeira não se constituir como um método de ensino e a segunda ainda ser bastante incipiente como método, o presente trabalho surge com o intuito de apresentar uma proposta pedagógica que tomou o aporte da Etnomatemática e da Resolução de Problemas. A experiência educacional foi desenvolvida com uma turma de 6º ano do ensino básico proveniente de uma comunidade de trabalhadores de Cerâmicas do município de Russas-CE. Como resultado, apresentamos uma possibilidade para difusão das ideias da Etnomatemática para o contexto escolar a partir do Método de resolução de problemas, bem como fornecer uma diversidade de situações-problema para este Método a partir da Etnomatemática. Ao colocar os alunos como principais investigadores de seu contexto, almejamos tornar os alunos sujeitos críticos de sua realidade. Além disso, esperamos que os mesmos percebam que a matemática também está imersa em seu contexto, e desse modo, possam tanto valorizar os conhecimentos matemáticos inerentes ao seu contexto sociocultural, como também possam se mostrar mais motivados para o aprendizado da Matemática acadêmica.
Texto completo:
PDF