Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
CALCULADORAS EM SALA DE AULA: EXPLORANDO ATIVIDADES INSTIGADORAS
Wagner Marques, Marcelo Bairral

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 143
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 27-09-2013

Resumo


Embora o computador seja apontado como um dos recursos tecnológicos mais evidenciados como ferramenta para auxílio ao ensino, outros recursos ainda são capazes de despertar a atenção e aguçar o sentido dos nossos estudantes. Nessa direção, esta oficina pretende implementar atividades instigadoras com o uso da calculadora comum (de bolso) que possam ser utilizadas em sala de aula principalmente por professores de matemática, estendendo-se para as disciplinas afins, de modo que a mesma venha a ser tornar um recurso incitador do conhecimento e não apenas para a execução de uma rotina meramente mecânica de se efetuar cálculos matemáticos. Consoante com as atividades ricas (GORGORIÓ apud BAIRRAL, 2011) e com as características das atividades de Lopes (2006, 2007), sinalizamos nossa proposta sobre atividades instigadoras. Por concordarmos que o conhecimento pode ser construído a partir das interações (BAIRRAL, 2007; ESTEBAN, 2010), nossa proposta é a realização de atividades em coletividade, voltadas à utilização da calculadora abordando conceitos matemáticos.

Texto completo: PDF