Tamanho da fonte:
USO DO CINEMA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA ASSOCIADA À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 49
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Esse artigo apresenta alguns resultados iniciais de uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, em desenvolvimento abordando o uso de filmes de ficção em sala de aula associados à Resolução de Problemas. O objetivo é descrever e entender o modo como professores e licenciandos do curso de Matemática participantes do PIBID de Matemática da PUCRS percebem o uso de filmes de ficção em suas aulas na Educação Básica e como algumas intervenções pedagógicas podem influenciar tais percepções. Por meio da Análise Textual Discursiva de um pré-questionário aplicado aos participantes, categoriza as percepções a respeito do tema, antes da realização de intervenções pedagógicas. Aponta as primeiras impressões dos licenciandos a respeito do interesse dos estudantes em resolver problemas e percepções iniciais acerca da utilização da ficção em sala de aula. Compara as percepções iniciais com os projetos elaborados pelos grupos participantes de cada escola. Palavras Chaves: Sala de aula. Resolução de Problemas. Ficção. Interesse.
Texto completo:
PDF