Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 43
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar um dos resultados de uma investigação que procurou discutir a relação família-escola no que diz respeito à educação matemática por meio da prática do dever de casa em uma escola do campo multisseriada localizada no município gaúcho de Novo Hamburgo. O material de pesquisa consiste em entrevistas com sete famílias vinculadas a escola e com a professora da classe, além disso, realizou-se observações de aulas. As ferramentas teóricas do estudo estão em conformidade com a perspectiva etnomatemática que se entrecruza com as teorizações de Michel Foucault e de Ludwig Wittgenstein em sua obra considerada de maturidade Investigações Filosóficas. Como resultado da pesquisa, foi possível identificar semelhanças de família entre os jogos de linguagem matemáticos praticados pela forma de vida escolar e aqueles praticados pelas famílias quando auxiliavam seus filhos nos deveres de casa de matemática.