Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 344
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 04-10-2013
Resumo
O artigo procura apresentar e discutir o perfil de acesso a um ambiente informatizado que objetiva ser um espaço para discussão de dúvidas dos alunos de forma on-line na disciplina de matemática quando aplicado nas séries finais do ensino fundamental. Os diálogos se deram via chat e ocorreram no contraturno escolar. A análise ocorreu sobre as observações, conversas on-line registradas e percepções dos envolvidos. A interação no espaço on-line apresentou-se de forma diferenciada nas turmas, as conversas se deram sempre sobre o questionamento do aluno, a utilização simbólica da matemática no chat apresentou momentos de dificuldade, surgiu a necessidade de diálogo coletivo em alguns momentos e a utilização de outras mídias para esclarecimento. Apesar de termos acessos modestos,entendemos que a participação dos estudantes contribui ajudar no esclarecimento de dúvidas em relação ao conhecimento matemático, e também para desenvolver habilidades de participação e questionamentos em ambientes informatizados.