Prédio: Prédio 14
Sala: 338 Pitágoras
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
O artigo apresenta um recorte dos resultados da pesquisa de Doutorado em Educação Matemática (PUC/SP) que analisou produções científicas selecionadas por apresentarem contribuições da área da Educação Matemática para a compreensão e avanço da EJA. Para a seleção dessas produções tomamos como base os periódicos constantes da listagem Qualis (CAPES/MEC), na área de Ensino de Ciências e Matemática no período de 2000 a 2010. As análises nos permitiram estabelecer quatro temas: I) Formação/Atuação do Professor/Alfabetizador; II) Práticas Pedagógicas; III) Currículos, e IV) Avaliação. Neste artigo daremos destaque ao Tema II. Dentre os principais resultados relatamos a convergência para a indicação de uma postura mais investigativa, por parte do professor, sobre a produção oral e escrita de seus alunos e adoção de uma maior flexibilização na exigência de padronização na expressão dos procedimentos matemáticos considerando as especificidades de seus estudantes.