Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
O PAPEL DA CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS COLABORATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Marlene Menegazzi

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 45
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O artigo apresenta o projeto de pesquisa de mestrado que esta sendo desenvolvido no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da UFRGS, sob orientação da professora Dra. Andréia Dalcin.Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativa, que objetiva investigar a contribuição da participação em grupo colaborativo para a formação inicial de licenciandos em Pedagogia.  A constituição do grupo colaborativo busca identificar as diferentes concepções de frações dos futuros professores e analisar de que forma, a participação nesse grupo contribui para o processo de ressignificação de tais concepções. A base teórica fundamenta-se em estudos de comunidades de prática e grupos colaborativos de trabalho, associada às discussões de uma educação matemática crítica voltada à formação de professores dos anos iniciais e às concepções dos mesmos em relação aos números fracionários. A pesquisa qualitativa interpretativa se utilizará da triangulação dos dados obtidos através do discurso falado, da escrita e da produção do Folhas para apresentar as conclusões. A coletânea de relatos de experiência, juntamente com o material didático produzido, será objeto de análise para a produção de um livro.


Texto completo: PDF