Tamanho da fonte:
UM ESTUDO DO PROGRAMA DE ENSINO E DE LIVROS-TEXTOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL MOÇAMBICANO NA ÓPTICA DAS DIMENSÕES DOS CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA E DOS REGISTOS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 241
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
O estudo tem como objectivos identificar e analisar os objectivos específicos presentes no Programa de Matemática da 8ª classe e dos contextos nos livros-textos de Matemática do Ensino Secundário Geral do 1º ciclo. Essa análise foi feita à luz da teoria dos registos de representação semiótica de Duval (2003). Pela análise que efectuamos percebemos que o programa enfatiza mais objectivos que solicitam ao tratamento (77.11%) em detrimento dos que solicitam a conversão (22.89%). Quanto a presença dos contextos nas actividades propostas nos livros-textos verificamos que há uma super valorização de contextos puramente matemáticos. Destas constatações inferimos que o ensino e aprendizagem da Matemática podem resultar num fracasso. Os alunos poderão não ser capazes de relacionar a Matemática que aprendem com a vida prática. A ênfase nas conversões pode auxiliar para a melhoria na aprendizagem dos conteúdos matemáticos pelos alunos. Palavras-chave: tratamentos. conversões . contextos
Texto completo:
PDF