Tamanho da fonte:
EXPLORANDO A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DOS BLOCOS LÓGICOS
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 342
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Este artigo apresenta o relato de experiência advinda da realização de oficinas pedagógicas sobre o uso dos Blocos Lógicos desenvolvida com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma instituição pública do município de Porto Alegre, no RS. Possibilitada pela participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na área de Matemática, foi elaborada com o objetivo de contribuir para a formação continuada desses docentes oportunizando subsídios práticos que auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico. Salienta a importância do uso de jogos fundamentado em autores como Lara, Kamii e Declark, que buscam a gênese das estruturas lógicas propostas por Piaget e Inhelder. Apresenta os Blocos Lógicos como recurso adequado para construção das relações lógicas de inclusão, intersecção, entre outras habilidades que devem ser desenvolvidas desde os primeiros anos da Educação Básica.
Texto completo:
PDF