Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 342
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
A prática docente na educação infantil na área da matemática demanda esforço do professor no sentido de identificar quais situações seriam potenciais para a mobilização de saberes infantis, com vista à construção de novos. Assim sendo, a didática da matemática se revela importante, posto que se dedica a entender as transformações dos conhecimentos. Em uma situação – escolar ou não – o aluno pode vir a colocar em ação seus conhecimentos, mesmo que tais conhecimentos se mostrem insuficientes para o enfrentamento da situação. Dessa forma o objetivo deste trabalho foi analisar o uso do Jogo do Alvo no ensino de conteúdos ligados a adição e ao Sistema de Numeração Decimal, entre crianças de seis anos, todas regularmente matriculadas na Educação Infantil. A pesquisa se constitui na aplicação de um jogo (Jogo do alvo) como recurso para o ensino do Sistema de Numeração Decimal. Os resultados da pesquisa corroboram com a imprescindível intervenção docente para que a intervenção alcance seus objetivos de ensino.