Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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MINICURSO MATEMÁTICA E LIBRAS: UMA FORMA DE REFLETIR SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS
Daniel Duarte Silveira, Marília do Amaral Dias

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


A inclusão de alunos surdos é um processo cada vez mais presente na realidade escolar, eles têm como língua materna a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, língua essa que foi oficializada, regulamentada e tornou-se disciplina obrigatória nos Cursos de Licenciatura, cuja finalidade é capacitar professores para atuarem no ensino desses alunos. Os professores formados em anos anteriores à regulamentação da Lei de LIBRAS e à criação dessa disciplina enfrentam dificuldades em virtude da não existência em seus currículos de graduação de um espaço formal de aprendizagem da própria LIBRAS e de discussão de elementos importantes da educação de surdos, como: cultura, língua e história. A fim de possibilitar aos docentes da área da Matemática um espaço de discussão sobre o ensino da Matemática para surdos, criou-se o Minicurso “Matemática e Libras” para abordar questões metodológicas, aspectos históricos e linguísticos da educação de surdos, bem como para trabalhar terminologias específicas dessa área na Língua Brasileira de Sinais. O Minicurso já foi ministrado em eventos da área e, em sua análise quantitativa, contou com cerca de trinta participantes que responderam a um questionário e relataram as experiências obtidas no Minicurso. Como resultado, 63% deles não haviam cursado a disciplina de LIBRAS, além de afirmarem a importância desse espaço de discussão e reflexão para preencher lacunas na formação acadêmica. Em suma, é visível a necessidade de criar programas de formação continuada com essa temática para preparar docentes da área de Matemática para atuar na educação inclusiva.


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