Tamanho da fonte:
O DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DE VÍDEOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS E ENCAMINHAMENTOS
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 51
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 10-09-2013
Resumo
Este artigo apresenta um estudo quanto aos diferentes procedimentos utilizados por alunos do nono ano do Ensino Fundamental, em aulas expositivas presenciais e, em outras prioritariamente conduzidas por vídeos didáticos, elaborados para este fim, para resolver um problema no contexto da Modelagem Matemática. Para este estudo, escolheram-se duas turmas, de escolas diferentes, para desenvolverem uma atividade de Modelagem Matemática, sobre o tema audição, mediadas por duas metodologias diferentes de ensino: uma turma assistiu à aula explicativa do professor e outra assistiu vídeos gravados sobre o mesmo assunto. Os resultados apresentados pelos alunos, em relação ao problema proposto, foram satisfatórios, do ponto de vista da aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos envolvidos, e foi possível identificar algumas das estratégias utilizadas por cada grupo em função da forma como cada aula foi conduzida.
Texto completo:
PDF