Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 55
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
O artigo trata de uma investigação sobre a Educação Matemática nas escolas dos Jesuítas, desde a retomada da ordem ao Rio Grande do Sul, em 1844, até a nacionalização do ensino. A proposta objetiva investigar a ordem dos Jesuítas e suas contribuições no ensino e aprendizagem, em especial, no campo da Matemática. Para isso, em um primeiro momento, analisa a realidade educacional no Rio Grande do Sul e a contribuição dos Jesuítas na organização das escolas paroquiais, sendo esses os seus principais mentores. Através do projeto de restauração católica, eles objetivam uma proposta pedagógica comum em todas escolas, ou seja, uma proposta curricular unificada e comum. Em um segundo momento, destaca a Matemática e os conhecimentos necessários do aluno no seu dia a dia, buscando contemplar a sua realidade. Em um terceiro momento, identificam-se os recursos didáticos utilizados para trabalhar os diferentes conteúdos, priorizando a realidade local dos imigrantes. Nessa etapa, analisam livros didáticos de Aritmética, pontuando orientações metodológicas, indicações e irformações referente a essas obras. Finalizando, destaca uma das escolas dos Jesuítas, o Ginásio Conceição, seus objetivos e a equiparação ao Ginásio Nacional e, posteriormente, os fatores que favoreceram o encerramento das atividades dessa instituição.