Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 48
Data: 16-10-2013 14:00 – 17:30
Última alteração: 22-09-2013
Resumo
Estando um discente cego ou com baixa visão incluído na escola regular, de que forma adequar o ensino de matemática contemplando-o e também estimulando a curiosidade dos discentes sem deficiência visual? Responder ao questionamento é objetivo deste. Não obstante, procurar interagir de maneira harmônica a álgebra, a geometria e a aritmética. Faz-se um recorte, em relação a seriação, do sexto ao nono anos do Ensino Fundamental. Como percurso metodológico, parte do ato de contar histórias, contextualizadas ou vivenciadas por membros do corpo discente, para inserir determinado conteúdo matemático. Dos conceitos matemáticos que devem ser apreendidos, são inseridos os tópicos do título (tangrans, poliminós, etc.). Tal estratégia tem demonstrado sua eficácia ao longo de cinco anos de observações em discentes de escolas tanto públicas quanto particulares no Estado do Ceará.