Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: CONHECENDO A REALIDADE DAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA 15ª CRE
Simone Fátima Zanoello, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 145
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O presente artigo é um recorte de uma tese de doutorado que visa investigar possibilidades de como desenvolver um currículo por competências em Matemática do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Uma proposta de currículo que desenvolva as competências e habilidades necessárias para a formação de um cidadão de acordo com as exigências da sociedade atual. A pesquisa é um estudo de caso, tendo como foco a 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do estado do Rio Grande do Sul. Neste artigo é apresentado o perfil da referida região, pois se acredita que, conhecendo-se a mesma, é possível pensar em uma proposta de currículo. Esta coordenadoria abrange 41 municípios das regiões norte e nordeste do Rio Grande do Sul e tem 113 escolas, porém somente 86 atendem as séries finais do ensino fundamental. Verificou-se que a maioria delas adota livro didático e que são priorizados os conteúdos que envolvem Números e Operações, bem como Álgebra e Funções.

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