Tamanho da fonte:
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 246
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Esta comunicação mostra uma pesquisa cujo objetivo foi caracterizar as concepções que alunos do Ensino Médio de um Colégio da Região Sudoeste do Paraná-Brasil tinham a respeito da avaliação em Matemática, antes e depois de viver uma experiência onde a avaliação ocorreu integrada ao processo de ensino. As concepções prévias e posteriores foram, ao final, contrastadas para descobrir possíveis mudanças. Esta pesquisa foi desenvolvida desde uma perspectiva qualitativa com caráter interpretativo. Os resultados mostraram que as principais mudanças nas concepções dos alunos foram em torno do medo da avaliação que os mesmos possuíam antes da experiência de ensino e que não se mostrou após sua realização. A conclusão que se chega é a de que quando o ensino e a avaliação de Matemática são realizados de maneira integrada, os resultados sobre as concepções dos alunos a respeito da avaliação e da própria Matemática mudam de forma bastante positiva.
Texto completo:
PDF