Prédio: Prédio 14
Sala: 338 Marie Curi
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise do conteúdo de integral definida sob a ótica da transposição didática. O estudo realizou-se com a análise do conteúdo de integral definida em 5 (cinco) livros de cálculo. A pesquisa é classificada como exploratória de cunho descritivo e contou com análise por meio das regras de transposição didática. As análises revelam que os livros de cálculo contemplam parcialmente as regras de transposição didática e que falta aplicação dos conceitos apresentados. Todos os livros analisados apresentam uma forma compreensível do conceito de integral definida, mas, falta atualização, articulação e inclusão de novos conceitos, principalmente voltados ao uso de novas tecnologias. Espera-se com essa análise contribuir para a escolha de referências de estudo para alunos de graduação e auxiliar professores na formulação de suas práticas didáticas. E que as próximas edições de livros de cálculo se preocupem em utilizar as pesquisas científicas atuais de aplicações dos conhecimentos matemáticos e adentrem ao uso das novas tecnologias.