Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 143
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar o pensamento geométrico dos adolescentes em classificação de polígonos, antes e após uma intervenção exploratória, mediada por tecnologias digitais. A base teórica se alicerça em, Van Hiele (1984), Piaget e Inhelder (1993, 1976). A pesquisa se deu na análise dos testes e dos processos desenvolvidos ocorridos em dez encontros, sendo oito efetivos de intervenção, envolvendo cinco alunos do oitavo ano. A intervenção, por sua vez, teve apoio de diferentes tecnologias, algumas recentes e outras pioneiras no estudo da geometria. Assim, utilizou ou Slogo-3.0, o Cabri-Géomètre e o objeto de aprendizagem (MatGeo), desenvolvido no contexto da pesquisa. Os dados revelaram que a intervenção mediada por tecnologias digitais, possibilitou avanços significativos nos processos de reconhecimento de figuras, alterando, em todos os adolescentes pesquisados, os níveis do pensamento geométrico, dentro das duas diferentes perspectivas estudadas, apontando coerência entre elas. No entanto, há uma correspondência entre os conhecimentos prévios e avanços obtidos, ou seja, quem inicia com maior potencial consegue avançar um pouco mais, e quem apresentou maior dificuldade, a princípio, apesar de avançar, alcança um nível mais baixo, em comparação com os demais alunos do grupo.
Palavras Chaves: Geometria dos Van Hiele. Níveis do pensamento geométrico. Geometria e Piaget.