Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 246
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 16-09-2013
Resumo
Esse trabalho trata de questões sobre os desafios enfrentados e importantes iniciativas no ensino de Matemática. A avaliação enquanto instrumento classificatório é duramente criticado por pesquisadores que apontam enquanto desafio para o professor, a capacidade de interpretar os resultados apresentados por cada estudante. A busca por compreensões do ensino de Matemática apresentar resultados pouco satisfatórios, com elevadas taxas de reprovação e de insucesso escolar, muitas vezes com desprazer ou frustração, tem levados diversos pesquisadores a intensificar discussões em eventos nacionais e internacionais na busca de propostas que minimizem os problemas registrados por muitos professores em sala de aula, como desmotivação, passividade e descontextualização. Assim algumas iniciativas são sugeridas para mudar tal cenário, como avaliar a construções dos estudantes em textos ou problematizações, porém a mudança mais significativa se concentra no professor, que precisa urgentemente, reorientar sua atuação no ensino de Matemática.