Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
REFLETINDO, A LUZ DA LITERATURA, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS.
Renata Camacho Bezerra

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 45
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


A presente comunicação Cientifica “REFLETINDO, A LUZ DA LITERATURA, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS” discute a formação matemática dos professores dos anos iniciais, tema que vem ganhando destaque nos últimos tempos, por diversos motivos, dentre eles, porque a disciplina apresenta índices alarmantes de repetência, e porque compreender o processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos anos iniciais permite compreender as dificuldades que o ensino da disciplina adquire em outros níveis. O foco desta discussão/reflexão é o professor formado em Pedagogia já que por força da Lei, cabe a ele a responsabilidade de trabalhar a Matemática já nos primeiros anos da vida escolar dos alunos e a literatura nos indica que é nesta fase que muitas vezes se define o gosto e a aversão pela disciplina de Matemática, tendo o professor um papel crucial nesta relação “Aluno e Matemática”. Neste artigo mais do que respostas teremos apontamentos e reflexões acerca desta formação matemática, bem como, sugestões para aprofundamentos em pesquisas futuras.


Texto completo: PDF