Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE GEOMETRIA ILUMINADO PELA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Wanderley Pivatto Brum, Cristiano Romais

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 243
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 16-09-2013

Resumo


Este trabalho apresenta atividades realizadas acerca do conhecimento de história da Geometria realizada com estudantes da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública do município de Tijucas, Santa Catarina com duração de duas semanas, visando identificar, a partir dos mapas conceituais construídos pelos estudantes, indícios de ocorrência da aprendizagem significativa. O pensamento sobre aprendizagem significativa estudado por Ausubel e seus colaboradores foi o aporte teórico utilizado para reflexões e discussões a partir dos dados coletados. A pesquisa tem caráter qualitativo e os mapas conceituais construídos serviram de análise que aconteceram pela observação dos mapas e as conexões estabelecidas, cujos resultados mostraram uma organização hierárquica dos conceitos, diferenciações progressivas, reconciliações integrativas e o estabelecimento de ligações cruzadas, indícios de ocorrência da aprendizagem significativa.

 


Texto completo: PDF