Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR PARA EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA
Ligia Arantes Sad

Última alteração: 24-11-2013

Resumo


Este artigo é direcionado para investigações e desenvolvimentos relativos à prática de professores com a história da matemática. Nele as noções centrais são as de múltiplo convívio entre a história da matemática, a própria matemática e as práticas culturais educativas da matemática. As análises são evidenciadas a partir da apresentação de relatos de episódios ocorridos em sala de aula do ensino básico. Um dos resultados observados é que esse trabalho pode ser realizado em diferentes níveis de aprofundamento epistemológico. Ao mesmo tempo, nota-se a importância dos professores de matemática discutirem experiências com a utilização da história da matemática na sala de aula, mesmo que em dosagens menores, em momentos julgados propícios a abordagens variadas em termos de contextos culturais.


Texto completo: PDF