Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 148
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 16-10-2013
Resumo
O artigo que a seguir apresentamos é parte de uma pesquisa que está vinculada ao projeto de pesquisa intitulado "Investigação de práticas sociais: outras histórias da matemática na formação de professores", projeto este financiado pelo CNPq. Com base na investigação histórica do livro Nuevos Instrumentos de Geometria de 1606 por Andres Cespedes. O autor do livro ora estudado, ensina e ensina o uso de instrumentos de medição de distâncias entre obstáculos, alturas de torres e depressões de vales desnível de terrenos, trata da fabricação de peças de artilharia e finalmente apresenta técnicas para conhecimento de terrenos para que possa ser transposto por esquadrões de homens em campos de batalha incluindo a formação de artilheiros, técnicos de artes liberais entre outros profissionais. Atualmente a pesquisa está na etapa de elaborações de UBPs para produção de materiais educativos e depois, serem testados e avaliados na formação de professores. O nosso propósito é que estas propostas contribuam para que o ensino de matemática possibilite uma aprendizagem conectada às relações entre ciência, sociedade, cultura e cognição. O cunho histórico tem o propósito de a história ser utilizada como agente fomentador do ato cognitivo em sala de aula. Desta forma, propomos o envolvimento dos nossos alunos com estas práticas visto que apresentam claramente a exploração de conceitos relacionados à matemática escolar. Nossa intenção é oportunizar práticas escolares em que estas matemáticas, originadas das práticas profissionais históricas, ofereçam estratégias de pensamento e raciocínio matemático na busca de soluções para problematizações encontradas na atualidade.