Tamanho da fonte:
Projetos de Trabalho no Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Médio
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 242
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 30-10-2013
Resumo
Este artigo apresenta resultados parciais de um projeto em desenvolvimento e que tem como objetivo investigar a viabilidade de desenvolver, junto a estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede Estadual de Educação do Município de Farroupilha/RS, Projetos de Trabalho que integrem diferentes metodologias, procedimentos e recursos, visando à construção de conhecimentos e procedimentos na área de Matemática, próprias desse nível de ensino. Nesse trabalho apresentam-se aspectos do Projeto “Reforma da Escola”, o qual possibilitou a retomada e desenvolvimento de assuntos relacionados à Geometria Plana e Espacial, a partir da construção de maquetes no software SketchUp, bem como ações que envolveram o levantamento de custo de matérias de construção. Metodologicamente a investigação se insere em uma perspectiva qualitativa e, teoricamente busca respaldo em autores relacionados ao desenvolvimento e investigações em torno de Projetos de Trabalhos. Resultados apontam para uma ação dos estudantes que os colocam como atores do processo o que os tornam agentes de sua própria formação.
Texto completo:
PDF