Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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PROJETOS DE TRABALHO E ETNOMATEMÁTICA INTEGRADOS EM PROPOSTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Luzia Voltolini, Carmen Teresa Kaiber

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 146
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 30-10-2013

Resumo


Este artigo apresenta uma investigação que contempla a realização de Projetos de Trabalho como caminho para o desenvolvimento de conteúdos do currículo de Matemática no Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Indígena Índio Ajuricaba, localizada na Comunidade Indígena Serra da Moça, no município de Boa Vista, Estado de Roraima e objetivou investigar a postura e o envolvimento dos alunos, bem como os reflexos da metodologia adotada na consolidação de noções matemáticas trabalhadas no âmbito dos projetos desenvolvidos. Teoricamente o trabalho buscou respaldo nos referenciais da Etnomatemática e, metodologicamente, se inseriu em uma perspectiva qualitativa. As propostas de ensino realizadas abordaram o estudo dos números e das operações; do espaço e das formas, das grandezas e medidas elencadas no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI) incluindo, também, o tratamento da informação, proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Estratégias integradoras e a contextualização dos temas trabalhados foram utilizadas no intuito de tornar o ensino desafiador e dinâmico, buscando construir e ampliar os conhecimentos matemáticos dos alunos envolvidos. Resultados apontam que o conhecimento matemático produzido, pautado na contextualização e proveniente da vivência de situações com significado, oferece possibilidades para que os estudantes possam explicar, entender e conviver com a realidade, o grande mérito do trabalho produzido na Comunidade Serra da Moça.

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