Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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EXPERIÊNCIAS DO PIBID: O NÚMERO ÁUREO
Neide Alves Schaeffer, Tania Elisa Seibert, Maiara Ferreira Schons, Débora Moreira Pereira, Priscila Augusta de Quadros Scott Hood, Geanice Mineia Christo

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


Este trabalho irá relatar uma das experiências do Subprojeto Matemática/PIBID/ULBRA, em parceria com as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Irmão Pedro e Erna Würth. O PIBID é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, financiado pela CAPES, que tem como objetivos centrais incentivar a formação docente para a Educação Básica, promover a inserção dos licenciandos no cotidiano escolar e mobilizar práticas que busquem qualificar a formação docente e os processos de aprendizagem nas instituições escolares. O Subprojeto Matemática/PIBID/ULBRA está ligado ao projeto institucional desta universidade, que tem como tema central o Desenvolvimento Sustentável e a Cidadania. O trabalho aqui apresentado foi aplicado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pedro, com alunos de 8ª série, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erna Würth, em uma turma da Educação de Jovens e Adultos. Em ambas as escolas foram desenvolvidas oficinas com o tema Número Áureo. Inicialmente, com o objetivo de motivação, os alunos olharam o filme Donald no País da Matemática. Logo após foram apresentadas outras situações onde encontramos o Número Áureo, como em construções (Partenon), nas obras de Leonardo da Vinci, na sequência de Fibonacci, na natureza, nos cartões de crédito e no corpo humano. A culminância das oficinas foi à escolha do “Aluno Áureo”, que se deu em função da aproximação da relação áurea com as medidas do seu corpo, como a altura dividida pela medida do umbigo aos pés, altura do crânio dividida pelo tamanho da mandíbula até o alto da cabeça, da perna em relação à altura do joelho, entre outros. Destaca-se como resultado a participação ativa dos alunos, a utilização de instrumentos de medidas e a compreensão do número irracional.

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