Tamanho da fonte:
ESCRITA NAS AULAS MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA...
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 145
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Os educadores matemáticos continuam na busca por novas formas de trabalho. É imprescindível a implementação de novas metodologias, de novas atividades didáticas para transformarmos o quadro que possuímos hoje. Neste artigo apresentamos o relato de uma experiência com a escrita nas aulas de matemática, a partir das atividades investigativas usadas na pesquisa de dissertação de mestrado, realizada com alunos do ensino fundamental dos anos finais. Nas atividades desenvolvidas com os alunos, teve-se como objetivo analisar a produção escrita, observando se houve aprendizagem significativa na construção e reconstrução do conhecimento matemático. A abordagem qualitativa direcionou essa investigação, analisando as produções dos alunos e reflexões sobre o papel do educador ao aplicar a produção escrita em matemática. Diante dessa experiência, constatamos que a escrita nas aulas de matemática oportuniza ao professor a reflexão sobre sua prática pedagógica, e aos alunos a refletirem sobre sua aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicam que a produção escrita favorece uma aprendizagem significativa em matemática. Pelas análises realizadas, se evidencia a elaboração dos conceitos matemáticos, após a aplicação da atividade didática em matemática.
Texto completo:
PDF