Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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O USO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REGIONAL METROPOLITANA NORTE DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Lima Lima Serpa

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 43
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 26-09-2013

Resumo


O artigo visa uma reflexão da atividade educativa dos professores de escolas públicas do Estado de Pernambuco, quanto ao aperfeiçoamento e conhecimento da evolução histórica dos conceitos matemáticos como estratégia de ensino que faz parte da formação continuada da Gerência Regional Metropolitana Norte da SEDUC-PE. O objetivo foi analisar qualitativamente a prática docente e a relação dos professores com uma sequência didática articuladas nas necessidades humanas de cada época. Para tanto, usamos pressupostos teóricos de Zabala, pois este se refere à prática educativa e à sequência didática, entre outros. Além disso, usamos como mediador desse projeto, uma perspectiva processual, onde as fases de planejamento, aplicação e avaliação estiveram perfazendo um conjunto de ações apoiadas nos descritores e na Base Curricular Comum de Matemática de Estado de Pernambuco (BBC-PE). A intervenção pedagógica se justifica quando escolhemos escolas com menor índice de desenvolvimento, além das que integram comunidades com vulnerabilidade social. Tais escolas são monitoradas pelo Pacto pela Educação (PPE). Foram analisados os dados categóricos obtidos nas considerações finais.

 

Palavras chave: História da Matemática. Formação de Professores. Sequência didática. Função. Educação Matemática.

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