Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 47
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Este trabalho apresenta o resultado de reflexões acerca de uma experiência realizada com quatro crianças, todas com 10 anos completos, estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de um colégio federal localizado na área urbana de uma grande cidade durante a qual foram propostas situações-problema cujo objetivo foi o de construir, classificar, identificar e contar os elementos de diferentes coleções de objetos selecionados do material concreto “Blocos Lógicos”. Utilizaram-se árvores de possibilidades para o desenvolvimento de noções básicas relacionadas com o raciocínio combinatório de maneira a favorecer a apropriação de procedimentos e conceitos para um dos significados da multiplicação, que é a ideia combinatória. Em relação à fundamentação teórica valemo-nos de resultados de pesquisas para analisar a introdução de conceitos sob a luz da Teoria dos Campos Conceituais, na perspectiva de Gérard Vergnaud (1991).