Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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A MEDIANA DO TRIÂNGULO RETÂNGULO: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR ATIVIDADES UTILIZANDO O GEOGEBRA
Stephany Glaucia de Oliveira Paulo, Thayann Menezes da Costa Campos, Carlos Alberto de Miranda Pinheiro

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 146
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Neste trabalho apresentamos os resultados da aplicação de uma atividade envolvendo a mediana relativa à hipotenusa de um triângulo retângulo, com o objetivo de fazer com que o aluno redescubra a propriedade relacionada à mesma. Fundamentamos-nos teoricamente no ensino por atividade, especificamente a do tipo experimental, e o uso do software Geogebra.  Com isso, desenvolvemos uma atividade de ensino envolvendo a mediana do triângulo retângulo, para alunos do ensino fundamental. A atividade foi inicialmente aplicada a seis alunos do curso de licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará, divididos em três duplas, somente depois de nossas análises que passaremos para a fase de aplicação em turmas do ensino fundamental, contudo neste texto apresentamos apenas os resultados da primeira fase. Dividimos a atividade em três etapas: Na primeira, aplicamos uma questão, na qual solicitava a mediana de um triângulo retângulo, a segunda foi à atividade no Geogebra e a terceira consiste na aplicação de cinco questões do assunto em questão. O estudo foi realizado no laboratório de informática da universidade e os recursos utilizados foram folhas de papel A4, computadores e canetas. Analisamos os resultados a partir dos registros produzidos pelos alunos. Os resultados obtidos na primeira atividade foi que os discentes acertaram a questão, porem não apresentaram indícios que conheciam o teorema em questão; na segunda fase os alunos alcançaram o objetivo da atividade e na terceira constatamos que um aluno utilizou a propriedade de triângulos equiláteros ocasionando o erro em algumas questões, embora já conhecesse o teorema.


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