Tamanho da fonte:
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SISTEMAS DE BASE: O JOGO DE BASE 5 COMO ORGANIZADOR PRÉVIO
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 144
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Apresentamos uma proposta com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, objetivando a construção do conceito de sistemas de base numérica enfatizando a base cinco. As atividades sugeridas neste foram orientadas por uma sequência didática a partir de um material manipulável denominado jogo da base 5 utilizado como organizador prévio. A proposta de pesquisa foi realizada em uma escola, da rede pública municipal de ensino, localizada na cidade de Belém do Pará. O desenvolvimento da pesquisa, a coleta e análise dos dados caracterizam nossa pesquisa como qualitativa do tipo etnográfica. O desenvolvimento da proposta promoveu motivação intrínseca possibilitando uma efetiva participação dos alunos na realização das tarefas. O uso do material manipulável demonstrou ser uma ferramenta eficiente por possibilitar melhor organização da estrutura conceitual de bases numéricas, o desenvolvimento satisfatório das atividades revelou que o objetivo da proposta foi alcançado habilitando o jogo em foco como organizador prévio.
Texto completo:
PDF