Tamanho da fonte:
ANÁLISES DIDÁTICAS DE SITUAÇÕES MATEMÁTICA EM JOGOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA UTILIZAÇÃO MAIS EFICAZ DOS JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 47
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 13-09-2013
Resumo
As referências teóricas da Didática da Matemática tem permitido fundamentar investigações, compreender e interpretar os fenômenos do ensino e da aprendizagem. Considerando os resultados das pesquisas em Didática da Matemática, Neves (2011) sinaliza que atividades com jogos podem minimizar as dificuldades que professores e estudantes enfrentam para ensinar e aprender matemática. Nosso objetivo nesta oficina é analisar alguns jogos a luz da Teoria das Situações e da Teoria Antropológico do Didático. Os jogos em sala de aula estão presentes no intuito de serem capazes de mobilizar saberes matemáticos, porém nos questionamos se os professores e licenciandos em matemática evocam esses saberes. Para tal propomos, neste minicurso, a partir de uma coleção de jogos previamente analisados, discutir os saberes matemáticos presentes nas situações matemáticas de jogos. Desta forma, o minicurso será apresentado em três etapas: na primeira etapa apresentaremos em linhas gerais como os jogos estão relacionados às Teorias das Situações e a Teoria Antropológica do Didático. Na segunda etapa, apresentaremos cada um dos jogos, e posteriormente, os participantes serão convidados a jogar e construir estratégias que os conduzam a vencerem os jogos. A terceira etapa tem por objetivo relacionar a primeira e segunda etapa. Nesta etapa apresentaremos uma análise didática baseada em uma análise matemática para cada jogo utilizado no decorrer do minicurso. Essas análises têm por objetivo contribuir para uma utilização mais eficaz dos jogos nas aulas de matemáticas, pois as pesquisas que realizamos, até o presente momento, vêm apontando dificuldades por parte de professores e estudantes em mobilizar conhecimentos matemáticos em situações propostas a partir de jogos.
Texto completo:
PDF