Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
A FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ EM NÚMEROS: CONECTANDO OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ATRAVÉS DE REDES DE (INTER)COMUNICAÇÃO
Mariel Costa Moderno

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


‘O presente pôster é resultante da pesquisa em desenvolvimento “A Faculdade de Formação de Professores em números: um estudo preliminar sobre os estudantes egressos das Licenciaturas da Faculdade de Formação de Professores-1998-2008”, coordenada pelas pesquisadoras Maria Tereza Goudard Tavares e Gláucia Braga Ladeira Fernandes, com a participação do Graduado em Matemática e Bolsista Proatec Mariel Costa Moderno. O pôster objetiva problematizar alguns resultados da pesquisa que está sendo desenvolvida de forma contínua, desde 2009, aprofundando os procedimentos metodológicos utilizados, tais como, gráficos, questionários e entrevistas com os egressos da Licenciatura de Matemática da FFP, produzidos no escopo de uma pesquisa quali-quantitativa, de cunho longitudinal. Nesta perspectiva, o pôster intenciona dar visibilidade institucional, problematizar e explicitar as diferentes vozes e situações dos egressos do curso de matemática, que já se encontram inseridos no mercado de trabalho vivenciando a carreira docente, procurando relacionar os dados extraídos do questionário com as entrevistas semi-estruturadas. Desta forma, espera-se que o trabalho possa oportunizar um debate sobre a estrutura curricular do curso de matemática da FFP, fortalecendo o diálogo sobre a formação de professores de forma mais ampla e sistemática no campus. Tal estudo possibilitará, entre outras finalidades, mapear a inserção profissional dos egressos da Matemática, investigando a sua situação ocupacional, bem como contatando estes estudantes a partir de instrumentos específicos (redes sociais, página do campus, endereço eletrônico e o microblog), visando avaliar a qualidade da graduação oferecida pela Faculdade de Formação de Professores. Espera-se também, com o mapeamento feito e a rede de contato estabelecida com os egressos, ampliá-la com o objetivo de interagir com um maior quantitativo de egressos, divulgando os cursos de pós-graduação (Lato e/ou Stricto Sensu) e cursos de extensão oferecidos pela unidade.


Texto completo: PDF