Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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MODELAGEM MATEMÁTICA E O ENSINO DE FUNÇÕES: AVALIANDO AS CONVERSÕES E TRATAMENTOS EM UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO ENSINO MÉDIO
Neila de Toledo e Toledo, Carise Elisane Schmidt

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 51
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 05-10-2013

Resumo


O presente trabalho apresenta uma experiência vivenciada durante o processo de ensino e de aprendizagem de funções com estudantes do primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão (RS), sobre o objeto matemático Função, em que foi utilizado à Modelagem Matemática como método para favorecer a atribuição de sentido e construção de significado matemático e teve como fundamentação teórica, a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. O objetivo principal deste trabalho, foi analisar a Teoria dos Registros de Representações Semióticas, mais precisamente a atividade de conversão e tratamento entre registros em situações-problemas elaboradas e resolvidas por alunos. A turma demonstrou durante a atividade facilidade em realizar conversões entre todos os registros, optando pelo registro tabular como registro de partida.


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