Tamanho da fonte:
MUDANÇAS CURRICULARES EM MATEMÁTICA NO RS: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 242
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa, em fase inicial, vinculada ao Grupo de Estudos de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias – GEPEM@T, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus de Erechim, que objetiva investigar as mudanças curriculares em matemática, decorrentes da implantação do Ensino Médio Politécnico na rede pública de ensino do Rio Grande do Sul. O referido estudo, de natureza qualitativa, constitui-se de três partes. A primeira consiste em realizar uma análise das diretrizes legais do Ensino Médio Politécnico, buscando evidenciar as concepções de currículo subjacentes; a segunda diz respeito à realização de análises dos projetos pedagógicos das escolas estaduais de Erechim/RS, a partir das quais buscaremos evidências das implicações dessa proposta curricular nas práticas de sala de aula em matemática e; a terceira consiste na realização de entrevistas com gestores e professores da educação pública estadual, por meio das quais objetivamos compreender o modo como esses sujeitos percebem essa mudança e como a avaliam. No presente artigo, apresentamos as diretrizes do Ensino Médio Politécnico, buscando identificar limites e possiblidades para a formação dos estudantes.
Texto completo:
PDF