Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 48
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 17-10-2013
Resumo
Este trabalho apresenta resultados parciais de um estudo em desenvolvimento com o objetivo de analisar o conhecimento profissional docente de um grupo de professores sobre o conceito de área e perímetro de figuras planas. A discussão aconteceu no âmbito do Observatório da Educação com 33 professores que lecionam Matemática para os anos iniciais na rede pública estadual de São Paulo. A coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário, de caráter diagnóstico, apresentado no início de um curso de formação continuada. Teoricamente, fundamentou-se a investigação tanto em teorias que versam sobre a formação de professores como em estudos que investigam questões didáticas sobre o objeto matemático: área e perímetro de figuras planas. A análise das informações obtidas indicou que as dificuldades observadas quanto ao domínio da ideia de conservação de área dos professores, comprometeu o domínio de conhecimentos para seu ensino.
Palavras-chaves: Formação continuada. Conhecimento profissional docente. Área e perímetro.