Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA LECIONAR MATEMÁTICA: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENSINAR ÁREAS E PERÍMETROS PARA OS ANOS INICIAIS
Jacqueline Oliveira de Melo Gomes, Angélica Fountoura

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 48
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 17-10-2013

Resumo


Este trabalho apresenta resultados parciais de um estudo em desenvolvimento com o objetivo de analisar o conhecimento profissional docente de um grupo de professores sobre o conceito de área e perímetro de figuras planas. A discussão aconteceu no âmbito do Observatório da Educação com 33 professores que lecionam Matemática para os anos iniciais na rede pública estadual de São Paulo. A coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário, de caráter diagnóstico, apresentado no início de um curso de formação continuada. Teoricamente, fundamentou-se a investigação tanto em teorias que versam sobre a formação de professores como em estudos que investigam questões didáticas sobre o objeto matemático: área e perímetro de figuras planas. A análise das informações obtidas indicou que as dificuldades observadas quanto ao domínio da ideia de conservação de área dos professores, comprometeu o domínio de conhecimentos para seu ensino.

Palavras-chaves: Formação continuada. Conhecimento profissional docente. Área e perímetro.




Texto completo: PDF