Tamanho da fonte:
INCLUSÃO COGNITIVA EM MATEMÁTICA: BUSCANDO A AUTONOMIA SOCIAL
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 54
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Este artigo é um recorte da pesquisa Inovando o Currículo de Matemática através da Incorporação das Novas Tecnologias, do Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Brasil. Neste trabalho apresentam-se os resultados de uma investigação com três jovens com Necessidades Educativas Especiais Intelectivas (NEEI). A pesquisa, de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, teve como ações: implementar uma sequência didática eletrônica com o conceito do número, o sistema de numeração decimal, operações de adição e subtração no conjunto dos Números Naturais e resolução de problemas do campo aditivo, envolvendo questões do cotidiano, sistema monetário brasileiro e noções de tempo e espaço, com o objetivo de qualificar a autonomia social desses jovens. Os resultados da análise dos dados coletados apontam que a sequência didática eletrônica é adequada e que houve uma evolução dos jovens investigados em relação à compreensão dos conceitos matemáticos envolvidos na investigação.
Texto completo:
PDF