Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 244
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 04-10-2013
Resumo
O presente texto apresenta um recorte de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática que está em andamento. Esta pesquisa tem o objetivo de responder à questão: Como o uso adequado das tecnologias da informação e comunicação, em especial o uso do computador, pode contribuir para a criação de ambientes de aprendizagem favoráveis à produção do conhecimento matemático acerca de Funções de Várias Variáveis? Para este proposito, estamos desenvolvendo atividades realtivas a funções de várias variáveis, com a utilização do software MAXIMA. A escolha deste foi por se tratar de um software de licença livre, que permite trabalhar nas formas gráfica, algébrica e numérica. Neste texto descrevemos e comentamos uma atividade desenvolvida com alunos da disciplina Cálculo Diferencial e Integral III, com o objetivo de explorar gráficos e domínios de funções de duas variáveis. Temos indícios de que o ambiente criado para constituição de um coletivo de seres-humanos-com-mídias teve influência na forma como o conhecimento matemático foi produzido pelos alunos, favorecendo a compreensão do conceito.