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SOFTWARE GRÁFICO-VISUAL NO ESTUDO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: POSSÍVEIS INTERFACES ENTRE ARTE E MATEMÁTICA
Prédio: Prédio 14 LABIN
Sala: Sala 402
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 13-09-2013
Resumo
RESUMO
Considera-se que seja de fundamental importância que os alunos compreendam, e bem, o conceito
matemático de função, especialmente por sua abrangente aplicação na modelagem de diversas situações práticas
do cotidiano, tenham elas origem no mundo do trabalho, ou não. Com o advento do computador e dos programas
de natureza gráfico-visual tornou-se mais fácil a utilização de tais ferramentas no processo de ensinoaprendizagem
das ciências, notadamente da Matemática. A manipulação de equações e funções em ambientes
informatizados, com o objetivo de se obter traçados mais precisos de gráficos, normalmente produz figuras
dotadas de grande significação para os estudantes, o que faz com que a apreensão dos conceitos matemáticos
envolvidos naquelas imagens se torne algo mais natural. Assim, a partir do objetivo inicial de se ensinar o
conceito de função, é possível realizar experiências de criação de imagens que podem ser entendidas como
possuidoras de apelos estéticos, o que permite o estabelecimento de possíveis interfaces entre Matemática e Arte.
O computador, quando bem utilizado, permite uma maior interação entre os alunos, e entre estes e o professor, o
que contribui para que as informações sejam encontradas, analisadas e, finalmente, transformadas em
conhecimento, de maneira rápida e também eficaz. A metodologia da criação de desenhos digitais tem permitido,
a cada novo semestre, um aprofundamento das idéias a respeito do tema, por parte do autor, bem como um
melhor entendimento do corpo de conhecimentos da Matemática pelos estudantes, particularmente no que diz
respeito à noção do assunto função.
Palavras-chave: Função. Software. Desenhos artísticos. Visualização.
Considera-se que seja de fundamental importância que os alunos compreendam, e bem, o conceito
matemático de função, especialmente por sua abrangente aplicação na modelagem de diversas situações práticas
do cotidiano, tenham elas origem no mundo do trabalho, ou não. Com o advento do computador e dos programas
de natureza gráfico-visual tornou-se mais fácil a utilização de tais ferramentas no processo de ensinoaprendizagem
das ciências, notadamente da Matemática. A manipulação de equações e funções em ambientes
informatizados, com o objetivo de se obter traçados mais precisos de gráficos, normalmente produz figuras
dotadas de grande significação para os estudantes, o que faz com que a apreensão dos conceitos matemáticos
envolvidos naquelas imagens se torne algo mais natural. Assim, a partir do objetivo inicial de se ensinar o
conceito de função, é possível realizar experiências de criação de imagens que podem ser entendidas como
possuidoras de apelos estéticos, o que permite o estabelecimento de possíveis interfaces entre Matemática e Arte.
O computador, quando bem utilizado, permite uma maior interação entre os alunos, e entre estes e o professor, o
que contribui para que as informações sejam encontradas, analisadas e, finalmente, transformadas em
conhecimento, de maneira rápida e também eficaz. A metodologia da criação de desenhos digitais tem permitido,
a cada novo semestre, um aprofundamento das idéias a respeito do tema, por parte do autor, bem como um
melhor entendimento do corpo de conhecimentos da Matemática pelos estudantes, particularmente no que diz
respeito à noção do assunto função.
Palavras-chave: Função. Software. Desenhos artísticos. Visualização.
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