Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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PROPORCIONALIDADE: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Arlita da Silveira Soares, Cátia Maria Nehring

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 241
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Resumo: Neste artigo, analisamos o modo como a proporcionalidade é apresentada por uma coleção de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental. Para tanto, apoiamo-nos em resultados de investigações nacional e internacional sobre o processo de ensino e aprendizagem desse conceito. O método escolhido para a realização deste estudo foi a análise documental e os instrumentos de coleta de dados foram quatro livros didáticos de uma coleção aprovada pelo PNLD/2011. Concluímos que todos os livros analisados apresentam atividades cujas grandezas são proporcionais, na maioria grandezas diretamente proporcionais. No entanto, a proporcionalidade das grandezas envolvidas não é explorada de forma explicita, ou seja, o autor valoriza a aplicação da regra de três em detrimento ao uso de estratégias não-convencionais, por exemplo estratégia escalar e funcional.

Palavras-chave: Proporcionalidade. Livro Didático. Ensino Fundamental.


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