Tamanho da fonte:
O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 46
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Este trabalho tem a finalidade de apresentar uma análise parcial de uma investigação de mestrado, que emergiu no âmbito do subprojeto do Programa de Consolidação das Licenciaturas/Prodocência desenvolvido pelo curso de licenciatura do Instituto de Matemática e Estatística/IME da Universidade Federal de Goiás/UFG, intitulado “Desenvolvendo competências para a prática docente em matemática para o ensino fundamental séries finais”. Nosso estudo tem como objetivo principal: refletir sobre o processo de formação continuada vivenciado por um professor da Educação Básica de uma escola pública, no contexto de uma prática pedagógica apoiada no uso de recursos didáticos que fazem parte de um laboratório de Educação Matemática. Pretendendo responder a pergunta: de que modo uma prática pedagógica, apoiada no uso de recursos didáticos, que fazem parte de laboratório de Educação Matemática, pode contribuir para a formação continuada do professor de matemática da Educação Básica? As ações desenvolvidas no Prodocência/IME-UFG foram pautadas em um processo de reflexão sobre a prática docente de um professor de matemática, no planejamento e implementação de estratégias e atividades de intervenção, que foram desenvolvidas em um colégio público da cidade de Goiânia-GO. As atividades as quais nos referimos nesse trabalho foram realizadas no período de setembro de 2011 a novembro de 2012 em uma turma que estava inicialmente (2011) no sétimo ano e posteriormente (2012) no oitavo ano do Ensino Fundamental.
Texto completo:
PDF