Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 148
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Trata de uma investigação do tipo mista, realizada durante os anos 2012 e 2013, mapeando a realidade do ensino da Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Pelotas/RS - escolas localizadas no perímetro central da respectiva cidade. Para a coleta de dados faz uso de um questionário respondido pelo grupo de professores das escolas selecionadas para esta pesquisa, baseado em dados extraídos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) no que tange à listagem dos conteúdos sugeridos para o tratamento dos conhecimentos geométricos. Desde então, foi possível verificar a heterogeneidade na abordagem de professores de mesmos adiantamentos e escolas, além da postergação do seu enfoque nos conteúdos programáticos. Frente a esse cenário, propõem-se, de acordo com Miguel (1997) e Vergueiro (2010), a articulação das Histórias da Matemática com a História em quadrinhos como recursos pedagógicos a serem utilizados em sala de aula para a construção dos conceitos matemáticos escolares.