Tamanho da fonte:
MODELAGEM MATEMÁTICA PRESENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 344
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 13-09-2013
Resumo
A proposta de oficina relatada neste artigo foi desenvolvida por acadêmicas do curso de Matemática – Licenciatura através do projeto de Extensão concedente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Câmpus Concórdia. O projeto objetiva a formação complementar de professores em atuação, inicialmente aplicada à professores e futuros professores da região. Esta oficina envolve a Matemática e a Física de modo que uma disciplina complementa a outra na construção do conhecimento. Para a dinâmica da atividade utiliza-se, além da interdisciplinaridade, também de fenômenos da Óptica Geométrica e da Modelagem Matemática. A oficina envolve quatro experimentos e diversos conceitos, de ambas as disciplinas e objetiva mostrar possibilidades de ensino ao professor, de modo a, posteriormente, contribuir com a aprendizagem de seus alunos. Através desta proposta pode-se verificar a importância da formação continuada de professores, bem como a contribuição das metodologias e dos recursos didáticos envolvidos, pois auxiliam o professor em sua prática pedagógica. Além disso, a proposta já foi desenvolvida com turmas de futuros professores – de Matemática e Física, o que a torna possível de inserir no contexto educacional ao se considerar os resultados obtidos.
Texto completo:
PDF