Tamanho da fonte:
MODELAGEM MATEMÁTICA DO CRESCIMENTO MICROBIANO
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 53
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
A prática relatada neste artigo desenvolveu-se no Estágio Supervisionado III por acadêmicas do curso de Matemática – Licenciatura. Trata-se de uma oficina realizada com a turma do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Câmpus Concórdia. Esta atividade, de cunho interdisciplinar, envolveu a Matemática no crescimento Microbiano através da Modelagem Matemática deste fenômeno, e objetivou integrar a Matemática com a Microbiologia de Alimentos – área técnica da formação dos estudantes envolvidos. Nesse contexto, a oficina ocorreu em dois momentos, a partir dos quais os alunos determinaram um modelo matemático para representar o crescimento exponencial da bactéria Escherichia coli. Por meio desta prática, foram vivenciadas diversas situações, as quais permitiram a percepção de que o estágio foi um momento de aprendizados e reflexões sobre a prática docente, o que possibilita ao futuro professor construir seu perfil profissional junto a professores formados e atuantes na área da Matemática e da Microbiologia. Ainda, percebeu-se a importância de que as disciplinas envolvam-se de modo a auxiliar o aluno na construção do conhecimento e também da sua formação profissional.
Texto completo:
PDF