Tamanho da fonte:
ABANDONO ESCOLAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFNMG – CAMPUS JANUÁRIA
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 55
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
O abandono escolar, tanto no ensino básico como no superior, é um fenômeno que sempre existiu. No entanto, desde que passou a figurar entre os indicadores da planilha de alocação de recursos para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), tornou-se alvo das políticas públicas. Assim, várias pesquisas têm sido desenvolvidas no sentido de compreender e combater este problema ou, pelo menos, minimizá-lo. Baseado nestas e outras considerações sobre abandono escolar, este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa realizada com ex-alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Januária, evadidos no período compreendido entre 2007 a 2012. As informações sobre os alunos evadidos desse curso foram fornecidas pela Secretaria de Registros Acadêmicos da Instituição. Os dados sobre os motivos da evasão foram obtidos através de entrevista com o evadido. O objetivo deste trabalho é levantar os principais motivos que influenciaram a evasão de estudantes. Os resultados revelam a necessidade de investimento em políticas públicas voltadas para melhorias na carreira docente, uma vez que o fator apontado como principal motivo da evasão foi o descontentamento com o curso ou com a profissão.
Texto completo:
PDF