Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 52
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Resumo: Este artigo visa identificar as bases epistemológicas presentes em pesquisas com a Modelagem Matemática no Brasil. Foram analisadas as publicações mais recentes no espaço temporal 2010-2012 dos periódicos (BOLEMA e ZETETIKÉ). Adotamos como método a matriz paradigmática de Sánchez Gamboa (2012) para a classificação das bases epistemológicas nas pesquisas com a Modelagem. Para fazer as análises nos baseamos nos níveis teóricos, epistemológicos e gnosiológicos propostos por Sánchez Gamboa. Percebemos que somente o construtivismo têm se configurado como base epistemológica nos trabalhos pesquisados com a Modelagem Matemática. Mesmo assim, observamos que apesar de detectarmos que grande maioria das pesquisas com a Modelagem estão fundamentadas no construtivismo, pouca ênfase é dada em tal corrente epistemológica nos trabalhos. Constatamos nesta pesquisa que dos oito trabalhos analisados, apenas dois fundamentam o construtivismo como base epistemológica em pesquisas com a Modelagem. Os demais trabalhos fomentam comentários de forma bem superficial o construtivismo, embora percebamos que estejam baseados em concepções construtivistas ao destacarem em seus trabalhos que a Modelagem permite que o aluno construa conhecimentos matemáticos através dos modelos matemáticos, sendo que a idéia de construção nos remete ao construtivismo. Também observamos que alguns trabalhos de Modelagem em nenhum momento mencionam o construtivismo ou outra base epistemológica.
Palavras chaves: Modelagem Matemática. Construtivismo. Ensino. Pesquisa.